Ádito: Um portal espiritual entre as Umbras Rasa e Pro- funda. (Veja Membrana).
Apocalipse: A era da destruição, o ciclo final, o nasci- mento da morte, a corrupção infindável, o fim de Gaia uma palavra usada na mitologia Garou para descrever o tem- po da batalha final com a Wyrm. Muitos consideram que a época do Apolcalipse seja a atual.
Augúrio: A fase da lua sob a qual um determinado Garou nasceu; considera-se que os augúrios determinam a personali- dade e as tendências do indivíduo. Os augúrios são: Ragabash (Lua Nova/Trapaceiro), Theurge (Lua Crescente/Profeta), Philodox (Meia Lua/Juiz), Galliard (Lua Minguante/Dançari- no da Lua), Ahroun (Lua Cheia/Guerreiro).
Malditos: Espíritos malignos que seguem a Wyrm. Existem muitos tipos diferentes de Malditos: Sgrag, Kalus, Psychomachiae e outros.
Divisa: Uma área fronteiriça em torno de um caern, da qual os mortais são vigiados.
Malsã: Qualquer área corrompida, seja no mundo espi- ritual ou na realidade física.
Raça: A ascendência de um Garou, seja lupina, huma- na ou Garou.
Caern: Um lugar sagrado, um ponto de reunião no qual os Garou podem contactar o mundo espiritual.
Celestinos: Os espíritos superiores; as coisas mais pró- ximas que os Garou têm de deuses. Os exemplos são Luna (a Lua) e Hélios (o Sol).
Conclave: Uma grande assembléia, na qual muitas tri- bos se reúnem para discutir questões relativas à Nação dos Garou.
Pacto, O: O acordo ao qual todas as tribos chegaram há aproximadamente 9.000 anos, depois do qual o Impergium foi derrubado. As tradições surgidas nessa época são obede- cidas até hoje.
Corrupção: O ato de destruir, degenerar ou adulterar a vida; também os efeitos arrasadores das ações da Wyrm. Na presente era, o termo refere-se especificamente à arruina- ção ecológica causada pelos seres humanos.
Crinos: A forma metade lobo, metade homem dos Garou.
Umbra Profunda: Os aspectos da Umbra que existem na parte externa da Membrana. A realidade se torna mais fragmentada à medida que nos afastamos do Reino.
Delírio: A loucura que se abate sobre os humanos que vêem um Garou na forma Crinos.
Domínio: Um pequeno Reino na Umbra, normalmente conectado a um Reino maior na Umbra Profunda.
Fera: Gíria para Lupus.
Gaffling: Um espírito simples, servo de um Jaggling, In- carna ou Celestino. São raros os casos de Gaffling sencientes.
Gaffling: Um espírito simples, servo de um Jaggling, In- carna ou Celestino. São raros os casos de Gaffling sencientes.
Garou: O termo usado pelos lycans para denomi- nar a si mesmos.
Película: A barreira entre o mundo físico da Terra e o mundo espiritual da Umbra. É mais forte nas áreas dos lo- cais tecnológicos (dominados pela Weaver) e mais fraca nas áreas dos caern.
Hispo: A forma quase lupina dos Garou.
Hominídeo: Um Garou de ascendência humana. Ter- mo ocasionalmente usado de forma pejorativa pelos feras (ex.: Esse garoto luta como um hominídeo.)
Impergium: Os 3.000 anos que se seguiram ao apareci- mento da agricultura, durante os quais foram mantidas cotas exatas de população Garou em todas as aldeias humanas.
Incarna: Uma classe de espíritos; mais fracos que os Ce- lestinos, mas ainda assim, Grandes Espíritos.
Jaggling: O espírito servo de um Incarna ou de um Ce- lestino.
Imposição: O chamado empático que alguns Garou desempenham ao uivar.
Klaive: Uma adaga ou espada talismã, normalmente de grande potência espiritual e quase sempre feita de prata.
Litania: O código de leis mantido pelos Garou.
Lupus: Um Garou de origem lupina.
Membrana, A: A barreira entre as Umbras Rasa e Pro- funda. Para penetrá-la é preciso encontrar um Ádito. Como alternativa os Garou podem viajar através da Zona Onírica.
Impuro: A cria estéril e normalmente deformada de dois Garou. Geralmente renegada pela sociedade Garou.
Ponte da Lua: Um portal entre dois caern; seu apareci- mento é mais comum em Assembléias.
Da Lua: Idiota, simplório.
Assembléia: A reunião de uma seita ou tribo que ocor- re num caern.
Mulo: Gíria para Impuro.
Umbra Rasa: O mundo espiritual que cerca o Reino de Gaia.
Matilha: Um pequeno grupo de Garou de espécies dife- rentes, vinculados uns aos outros por laços de amizade e por uma missão comum.
Penumbra: Sombra da Terra; o mundo espiritual que cerca diretamente o mundo físico; muitas, mas não todas, as características terrestres serão as mesmas.
Protetorado: O território requerido e patrulhado por uma matilha ou seita.
Alcançar: Viajar para o mundo espiritual.
Reinos: Os mundos de realidade sólida dentro do Te- llurian. A Terra é denominada o Reino.
Ronin: Um Garou que abandonou a sociedade Garou à força ou voluntariamente. É um destino cruel tornar-se um lobo solitário.
Seita: O grupo de Garou que vive próximo de um deter- minado caern e que o vigia.
Tellurian: A realidade absoluta.
Totem: Um espírito unido a uma matilha ou tribo e representativo de sua natureza interna. Um totem de tribo é um Incarna, enquanto um totem de matilha é um Avatar Incarna (o equivalente a um Jaggling).
Tríade, A: A Weaver, a Wyld e a Wyrm. A trindade de forças cósmicas primitivas.
Tribo: A maior comunidade de Garou. Os membros das tribos costumam ser unidos por totens e estilos de vida se- melhantes.
Umbra: O mundo espiritual.
Véu, O: Veja Delírio.
Tradições, As: Os costumes dos Garou.
Weaver, A: A manifestação e o símbolo da ordem e do padrão. Os computadores, a ciência, a lógica e a matemática são exemplos da influência da Weaver no plano material.
Wyld, A: A manifestação e o símbolo da mudança pura. O caos de transmutação e força elemental.
Wyrm, A: A manifestação e o símbolo do Mal, da en- tropia e da decadência na crença dos Garou. Os vampiros costumam ser manifestações da Wyrm, assim como os de- tritos tóxicos e a poluição.
Covil da Wyrm: Um local que foi profanado espiritual- mente pela Wyrm; invariavelmente uma região de grande corrupção.
Termos Vulgares
Símio: Gíria para homem ou hominídeo. Se o Garou quiser indicar desprezo autêntico por um determinado Ga- rou, pode usar a palavra macaco.
Cadáver: Termo pejorativo para vampiro.
Rebanho, O: Toda a humanidade, especialmente em relação àqueles humanos que os Garou recrutam para se- rem membros.
Gremlin: Um espírito malévolo.
Sanguessuga: Veja Cadáver. Corrida: Uma caçada ou festa ritual que ocorre na con- clusão de uma assembéia.
Ovelhas: Humanos
Abrir Atalhos: Entrar no mundo espiritual. A maioria dos anciões considera este termo leviano e desrespeitoso.
Fazer uma garganta: Derrotar um oponente em comba- te ritual. (Ex: Fiz a garganta daquele bundão!)
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